Tradutor

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Bolsa família e sua má administração

Por: Ricardo Júnior


É notório o quanto para muitos o bolsa família é um programa social importante, para muitos, não para todos, na verdade  esse programa nasceu no governo de FHC com o bolsa escola, naturalmente o programa foi funcionando e o sucessor do presidente, o senhor Luiz Inácio Lula da Silva, deu continuidade ao programa assistencialista que ele tanto criticava em épocas de eleição, o Lula taxava o bolsa escola como o "bolsa esmola", afirmava que o "brasileiro pensava com o estomago na hora de votar", o mesmo notou certa "aceitação" da ala mais carente, e efetivamente sabemos que quem elege de fato não é a classe burguesa e sim a classe pobre, sendo assim ampliou o um programa assistencialista para uma verdadeira ramificação. Ora, se o pobre pensa com o estomago então vamos conquista-los com o que chamamos de esmola, acredito que assim pensou o Lula.

O Bolsa família beneficia diversas famílias carentes do Brasil  com uma pequena quantia em dinheiro, porém se formos levar em conta só o bolsa escola da para se tirar mais de 500 reais, imagine uma família com muitos filhos matriculados no ensino público, quanto será que a tal família irá tirar por mês? Pior do que isso é a falta de compromisso com os pais, com o aprendizado de seus filhos, uma vez que os mesmos recebem por frequência  e não por rendimento do filho, o que preocupa muitos educadores e sociólogos do país. Nossa educação publica seguindo esse rumo vai de mal a pior.

O bolsa família escraviza milhões de brasileiros a um programa assistencialista eleitoreiro, usam todos os anos eleitorais para presidente afirmando  com terrorismo  que a oposição vai acabar com o bolsa família e etc. Fazendo com que os eleitores beneficiados  não votem na oposição, que tipo de política faz o governo Petista? Se formos analisar só do bolsa família o governo tira uma larga vantagem de votos contra qualquer opositor, seria uma forma de compra de votos indireta? É claro que sim.

Porque ao invés de ensinar o homem a pescar, dar-lhes logo o peixe ? Milhares de brasileiros desempregados por ai e nada dos governantes tomarem uma postura para solucionar esse problema enraizado durante anos no Brasil. Hoje o pobre não deseja trabalhar, muitos preferem ter o seu sustento fabricando meninos e mais meninos para ampliar o bolsa família, o que serão desses futuros jovens e adolescentes? Estão jogados ao alento, com poucas chances de crescer dignamente muitos irão migrar para o mundo do tráfico de drogas, pois pra quê morrer trabalhando pra receber um salario minimo se no tráfico de drogas você recebe 3 vezes mais? Consequência disso? O aumento da violência e a derrota das famílias para o mundo do crime.

Destarte o bolsa família na minha visão deveria ser um programa assistencialista temporário, sem gerar vícios e dividas entre a sociedade e o governo, assim como fez o Roosivelt na recessão de 1929, quando o governo Americano ajudou durante o período de dificuldade os americanos, e tangente a isso gerou vários empregos, esse é a formula ideal de ajudar as pessoas, gerando emprego e em casos excepcionais ajudando de forma momentânea, diferentemente do que temos hoje implantado em nosso país. Se isso não mudar a coisa só tende a piorar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário