Tradutor

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Analise: As conjecturas políticas para 2014 ao governo da Paraíba

Por: Ricardo Júnior

As eleições para governador da Paraíba já esta se aproximando faltam apenas 09 meses para o pleito que será realizado no dia 05 de outubro, entre as constantes correrias para recadastramento de títulos eleitorais, corre por fora as conjecturas políticas-partidárias. "Quem apoia quem?", "O senador Cássio mantem a dobradinha que obteve sucesso no pleito de 2010, ou opta pela candidatura majoritária do PSDB ao governo do estado?", são conjecturas que só saberemos no transcorrer das águas

Política acima de tudo é uma conversa, é um ato cívico e natural do homem, a vida é dotada de política, e seguindo esse enveredamento estão ocorrendo ponderações internas em partidos políticos, o processo de filiação partidária já foi um ato consumado. Quem fez, fez, quem não o  fez não será dessa vez.

 O tempo voa, a pouco estávamos no pleito para elegermos nossos representantes municipais, atualmente nos encontramos fixados aos noticiários de rádios, TVs, sites e blogs sobre o futuro político das figuras principais do espetáculo, queria eu que fossemos nós os eleitores as figuras principais e não meros coadjuvantes, infelizmente a política não é conduzida dessa forma, o que vale mais acima dos valores sociais são os valores particulares daqueles que se apresentam como opções de votos para conduzir o nosso povo, seja qual for o nosso rumo.


E foi assim que em 2010 começamos a trilhar um "novo caminho", apoiado pelo senador Cássio Rodrigues Da Cunha Lima, inegavelmente é na atualidade uma das maiores figuras políticas do estado, Ricardo Coutinho fora eleito em dois pleitos pelo voto soberano das urnas, o povo paraibano depositou em suas mãos a esperança de novos horizontes e dias melhores, tais novos horizontes e dias melhores inclusive foram prometidos em seus engenhosos guias eleitorais. As promessas foram cumpridas? Ca entre seus botões tire suas próprias conclusões!

O seu maior aliado na campanha de 2010 o senador Cássio hoje esta ponderando se continua com a aliança PSB/PSDB, ou se lança sua própria candidatura, para alguns tucanos que tem interesse na majoritária para o senado como por exemplo o senador Cícero Lucena que asseverou, "é o clamor do povo que o chama para voltar a conduzir a Paraíba pra rota do crescimento e desenvolvimento", por outro lado existem aqueles que preferem manter a aliança com o PSB, é o caso da deputado Iraê Lucena (filha do saudoso senador Humberto Lucena) Assevera "Cássio e Ricardo Coutinho juntos são fortes e a Paraíba ganha muito com isso". Vale ressaltar que o governador Ricardo Coutinho a preço de hoje tem a maioria dos prefeitos do seu lado, o que o torna ainda mais osso duro de roer, não é fácil enfrentar a maquina do governo e a maioria dos prefeitáveis, esse é um dos diversos desafios que a oposição irá ter que superar, e haja panos na manga.

Entre esse chove mais não molha, o senador asseverou em todos os veículos de comunicação que tratou a respeito desse embrolho que quem decidirá serão os tucanos, mas em 2010 quem decidiu se aliar a Ricardo não foram  "os tucanos" e sim "o tucano", esse episodio no qual me recordo bem, a grande maioria desejava Cícero Lucena na disputa por aquele pleito, esse detalhe é no mínimo estranho, não acham?

As ultimas declarações do senador Cássio são no mínimo preocupantes para aqueles que ainda sonham em ver a dobradinha mantida em 2014. Pois o senador fez duras críticas as áreas da saúde e segurança pública.
E como a maior liderança do estado, também recai sob si a grande responsabilidade em tomar uma decisão importante para o rumo político do partido, é um verdadeiro jogo de xadrez, astucia e experiencia para o senador  não lhe falta, afinal ele é uma raposa velha da política.
 Continua, ou rompe? O tempo responderá, aguardemos...

O blocão composto pelo PT/PSC/PP tem 02 pré candidatos, a ex-vereadora Nadja Palitot (PT) apoiada pelo prefeito da capital Luciano Cartaxo e seus seguidores Petistas, tangente a pré-candidatura do PT temos o também pré-candidato o jovem deputado federal Leonardo Gadelha (PSC), "comendo pelas beiradas" como diz o dito popular o Ministro Aguinaldo Ribeiro deixou a entender que poderá ser pré candidato ora, ao governo, ora ao senado, porém sua ultima declaração ele afirma que será novamente candidato a deputado federal, vai entender a cabeça desse povo.

Nonato Bandeira alega que  seu partido o PPS  não  faz parte do blocão, também   fez algumas criticas a forma que foi postulada a pré-candidatura do PMDB, alegando que o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano esta sendo empurrado por guela abaixo pelo presidente estadual do PMDB o ex-governador José Maranhão sem consultar os outros oposicionistas. Ainda afirmou que com Cássio pré-candidato o cenário é um, e sem Cássio na disputa o cenário é outro.Obvio!
 Deixou transparecer diversas vezes que postulada a pré candidatura do Tucano, ele buscaria unir os ideais do Blocão aos do PSDB para poder derrubar o seu ex-aliado o governador Ricardo Coutinho, e lançar Cássio como o candidato principal da oposição, deixando o cabeludo do PMDB a ver navios. Sem contar que sites já levantaram a hipótese do Nonato ser coordenador de Campanha de Cássio, mas o mesmo nega as especulações, recentemente os dois estiveram jantando juntos em João Pessoa, o que será que rolou naquele jantar? Seria mesmo verdade tal especulação? O jeito é esperar pra ver!

Por que Nonato Bandeira rompeu com Ricardo Coutinho? Simples, porque o Governador Ricardo não o lançou candidato a prefeitura municipal de João Pessoa no pleito de  2012. E você ainda duvida que política partidária não é um jogo de interesses? Esse papo de ideologia é papo furado, mas vamos seguindo nosso analise...

Ao meu ver o blocão é uma verdadeira torre de babel, onde cada um que use um discurso diferente, falam tanto em debate democrático entre eles e nada é resolvido, me parece que estão aguardando a resolução do embrolho do PSDB, por mais que o prefeito Luciano Cartaxo diga que o PT não esta sendo Cássio dependente, mas o que deixa transparecer é a dependência, até porque como já disse a umas linhas anterior, no blocão nada foi resolvido ainda, a unica convicção que eles tem é que são oposição ao governador.

Wilson Santiago do PTB, aquele que no pleito de 2010 era candidato ao senado pelo PMDB, hoje navega num mar de indecisões assim como o blocão, porém a diferença é que Wilson esta sozinho, e ainda cogita apoiar Ricardo Coutinho. Wilson quer uma majoritária, seja no senado, ou, até mesmo no governo, porém o ex-senador não tem um sequer projeto a oferecer aos paraibanos, vai terminar voltando a disputar uma cadeira na câmara federal.

E fechando meu analise trago o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, pré candidato do PMDB,o cabeludo vem de 02 mandatos consecutivos, quebrou durante 8 anos a hegemonia municipal do grupo comandado pelo senador Cássio Cunha Lima, vencendo por 02 vezes em 04 eleições o atual pré-candidato ao senado pelo PSD e vice governador do estado, Rômulo Gouveia. O cabeludo como é assim chamado, não obteve exito no pleito de 2012 para sua sucessão, sua candidata a Dra Tatiana que fora derrotada esmagadoramente pelo deputado federal Romero Rodrigues (PSDB).
De lá pra cá o ex-prefeito de Campina foi apresentado aos paraibanos ainda em 2013 como o pré-candidato ao governo do estado, tendo o aval de líderes que poderiam disputar o pleito desse ano como é o caso do deputado Manoel Júnior e o próprio presidente estadual do PMDB  Zé Maranhão. "Zé", aquele mesmo que foi derrotado por 02 vezes seguida em pleitos passados, o fato é que o "Zé" é ruim de voto!

Veneziano é uma aposta que o PMDB traz para os paraibanos, o "pensando Paraíba" é o projeto que o cabeludo e seus correligionários vem peregrinando por toda Paraíba, debatendo com o povo os problemas atuais que o estado se encontra e suas possíveis resoluções. Seus crescimento em enquetes de rádios e sites é notório, porém o que vale é o período eleitoral de fato, pesquisas apontavam Daniella Ribeiro na liderança absoluta para a prefeitura de Campina Grande em 2012 antes do pleito, e qual foi o resultado? Nem para o 2° turno ela foi. Recentemente o ex-prefeito de Campina Grande esteve em reunião com o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, será Luciano Agra o vice de Veneziano? ou Agra será seu candidato ao senado? Fala-se que ao senado o nome mais cotado é o do deputado federal Wellington Roberto detentor de muitos votos no sertão.

Cássio candidato, ou mantem a dobradinha com Ricardo Coutinho?
Nonato Bandeira coordenador de campanha de Cássio?
Quem será o representante do Blocão? E se é que terão representantes...
Wilson Santiago sai de cima do muro? Apoia quem?
Veneziano e Angra juntos?
Wellington Roberto pro senado apoiado pelo PMDB, Manoel Júnior, ou Luciano Agra?


A essas  indagações só o futuro responderá!








Nenhum comentário:

Postar um comentário